quinta-feira, 5 de maio de 2011

Relatório do Encontro de Formação da IAM


Barreiras, 31 de março de 2011


De todas as crianças e Adolescentes do mundo. Sempre Amigos!!!


Esta é a saudação da criança e do Adolescente Missionário, e com ela queremos saudar-lhe de todo o coração em sintonia com a Igreja missionária em todo o mundo. Com grande entusiasmo fazemos chegar até você o relatório do Encontro de Formação de Assessores, crianças e Adolescentes da Infância e Adolescência Missionária realizado nos dias 26 e 27 de março.


O Encontro teve início às 9:30h com a acolhida dos participantes pela Coordenadora do encontro Ir. Jadeíris, que falou-lhes do objetivo do encontro- conhecer melhor a Obra da Infância e Adolescência Missionária para mantê-la sempre viva e original em nossas comunidades. Em seguida realizou-se uma dinâmica de integração com os vários tipos de saudação, concluindo com a saudação da IAM. Após essa dinâmica houve a apresentação dos participantes por equipes divididas pelas cores dos continentes representadas nos crachás.

A oração inicial foi realizada num clima tranqüilo e agradável. Foi meditado o evangelho de Lc 4, 14-21, a reflexão girou em torno da missão de Jesus que também é a missão de todo aquele que deseja segui-lo. E principalmente da criança e do Adolescente missionário que tem um jeito especial de ser parecido com o de Jesus. Cada participante foi convidado a ungir outro para que todos sentissem ungidos e enviados a ajudar e evangelizar com renovado ardor missionário.
Após o intervalo, a Ir. Jade introduziu o tema sobre a História e Carisma da IAM mostrando a realidade e o sofrimento das crianças e Adolescentes em todo o mundo, e assim ficou melhor entender o contexto em que a Obra da Santa Infância foi criada e como ela trouxe uma grande inovação para a Igreja, colocando as crianças como protagonistas da missão. Em 19 de maio de 1843 foi fundada a Obra da Santa Infância, por D. Carlos de Forbin Janson, preocupado com a situação triste das crianças da China e com enorme desejo de ajudar os missionários de lá, ele e Paulina Jaricot fundadora da propagação da Fé com os Jovens, tiveram a bela idéia de fundarem um grupo de propagação da fé com crianças, no começo foi pedido apenas uma ave Maria por dia e uma oferta por mês. Hoje a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Ajuda os missionários em todos os continentes e quer despertar nos membros o amor e solidariedade universal. Com o lema! “A Criança e o Adolescente Missionário Ajuda e Evangeliza Crianças e Adolescentes” e assim são como gotinhas missionárias espalhadas em todo o mundo.

12h parada para o almoço, às 13:30 h momento de animação e brincadeiras.
Às 14:30 h, A Ir. Jade iniciou a tarde falando sobre o Perfil do Assessor(a), na IAM as personagens principais são as crianças e os adolescente. A coordenação dos encontros é por conta deles. Adulto que os auxilia é apenas um Assessor, que deve orientar e motivar as crianças e os adolescentes na missão. Em seguida houve um trabalho de equipe que consistia em elaborar um texto sobre o papel do assessor, utilizando as palavras escolhidas por alguns membros dos grupos. Os textos foram escritos em cartolina apresentado e exposto durante o encontro.
Após a apresentação dos grupos a Psicóloga Fabiana, que também já foi assessora da IAM abordou o tema Psicopedagogia das Idades de forma bem discontraida, citando algumas características importantes de serem observadas pelo assessor para que desenvolva o trabalho e a divisão dos grupos de acordo com as idades dos membros.
Após o lanche da tarde a Ir. Enineia trabalhou o tema Os 12 Passos para implantação da Iam, Que vai desde a preparação do terreno, até o transbordar missionário dos grupos em toda a parte.
Às 18h foi realizado no jardim a oração do Santo terço missionário, foi um momento muito rico de espiritualidade e participação de todos, louvando à Trindade Santa e a Nossa Senhora em favor dos Missionários de todo o mundo.
Após o jantar aconteceu a Noite Cultural com o Tema Fraternidade e a Vida no Planeta. O grupo Teatral XUÁ XUÁ, jovens do Grupo JOAF da Vila Rica, fizeram a abertura da nossa festa com apresentação de uma peça que nos ajudou a refletir sobre a situação da vida no Planeta e que só depende de nós mudarmos essa triste situação em seguida, Jaiza e João de Deus com o seu teclado animaram a noite com bastante musica católica. Encerramos a noite às 9:30 h, com refrigerantes e deliciosas pipocas preparada pelas irmãs da casa São Bento.
22: 00 h – Merecido descanso.
A manhã do Domingo iniciou com uma a oração refletindo sobre a vida de Santa Teresinha, Padroeira das Missões, também ela participou da Infância Missionária quando criança, na época chamada de Santa Infância.
Às 8:30 h foi trabalhado o tema Metodologia da IAM. Os Encontros segue as quatro áreas integradas, Realidade missionária, Espiritualidade missionária, Compromisso missionário e vida de Grupo. A cada semana é realizado um encontro focando uma dessas áreas, são chamadas integradas pelo fato de cada uma delas estarem presentes e interligadas.

Foi realizada a avaliação do encontro por Equipes, que foram convidados a observarem Cada aspecto: Conteúdo, Dinâmica e animação do Encontro, Infra- estrutura ( local, material, alimentação), Assessoria/ Coordenação e espiritualidade. Enfatizando os pontos positivos e negativos e sugestões para os próximos encontros.
O encerramento do encontro aconteceu com a Missa de Envio dos Assessores e Adolescentes missionários, presidida por Pe. Sergio, Coordenador do COMIDI. Em sua homilia nos ajudou a refletir sobre a humanidade que a exemplo da Samaritana está sedenta e Jesus é a verdadeira água viva que se dá à todos. Após a Comunhão foi realizada a oração de Envio. Em seguida o almoço e despedida dos participantes.
Que o Dom do Espírito Santo seja a força propulsora necessária para o caminho e a renovação da Infância e Adolescência Missionária em nossa Diocese.






















Um comentário:

  1. Boa noite

    Tu és a minha Rocha e a minha Fortaleza!
    SALMO 31
    1EM ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.

    2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.

    3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

    4 Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.

    5 Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.

    8 E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.

    14 Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.

    19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam
    na presença dos filhos dos homens!

    23 Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que
    usa de soberba.

    24 Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.

    Abraços

    ResponderExcluir