A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária já possui uma boa caminhada em nível mundial. Foi fundada em 19 de maio 1843, por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França.
A motivação principal para a sua fundação foram as cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam ao bispo Dom Carlos, contando a realidade triste e dura das crianças dos países de missão: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono... Diante destes problemas, Dom Carlos Forbin Janson teve a idéia original de empenhar as próprias crianças da França na solução dos problemas dos colegas da China. Foi assim que, ajudado pela jovem Paulina Jaricot, fundou a Obra da “Santa Infância”, chamada, mais tarde, de Infância Missionária. Esta Obra devia suscitar o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade.
Trata-se realmente de um serviço em favor da animação e formação missionária das crianças e adolescentes, para que, desde já, cooperem na evangelização universal, sobretudo das crianças, repartindo os bens materiais.
A Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária conseguiu um grande desenvolvimento e expansão. Hoje se encontra em mais de 110 países, e sua ação beneficia milhões de crianças e adolescentes no mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário